Recursos simples e de baixo custo favorecem práticas pedagógicas inclusivas
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A Tecnologia Assistiva, entendida como qualquer recurso, produto ou serviço que favoreça a autonomia, a atividade e a participaç~]ao de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, tem possibilitado, nos dias de hoje, que alunos - inclusiva com graves comprometimentos - comecem a poder realizar atividades ou desempenhar tarefas que, até bem recentemente, lhes eram inalcançáveis.
Existem um número incontável de possibilidades, de recursos simples e de baixo custo, que podem e devem ser disponibilizados nas salas de aula inclusivas, conforme as necessidades educacionais especiais, tais como: suportes para visualização de textos ou livros, fixação do papel ou caderno na mesa com fitas adesivas, engrossadores de lápis confeccionados de forma artesanal, substituição da mesa por pranchas de madeira ou acrílico fixadas na cadeira de rodas e inúmeras outras possibilidades. Tudo isso é Tecnologia Assistiva.Com muita frequência, a disponibilização de recursos e adaptações bastante simples e artesanais como estes, às vezes construídos pelos próprios professores, torna-se, para determinados alunos com deficiência, a diferença entre poder ou não estudar e aprender junto com os colegas.
Mesmo quando se trata de recursos relacionados ao uso do computador e da internet, é possível encontrar ou desenvolver soluções artesanais e de baixo custo, porém de alta funcionalidade.Hoje controlar o computador por meio de sopros ou mesmo, com o movimento voluntário de apenas um músculo do corpo,por exemplo,já é uma possibilidade real para alunos com comprometimentos severos.E uma possibilidade muitas vezes bem mais acessível e barata do que se imagina.
As pesquisas, tem surpreendido a cada dia com novas descobertas, novos dispositivos, novos programas de computador, que abrem amplos horizontes para as pessoas com deficiência. Por isso ,o acesso dessas pessoas a recursos tecnológicos, como o computador e a internet, cada vez mais deve deixar de ser percebido como algo apenas opcional ou secundário. ... Trata-se de um direito fundamental que possibilita o exercício pleno da cidadania e o acesso a outros direitos básicos como aprender, comunicar-se, trabalhar, divertir-se, etc.Assim como já existem políticas públicas de concessão gratuita de próteses, por exemplo, essas políticas devem ser estendidas a outros recursos de Tecnologia Assistiva. ...
Teófilo Galvão Filho , pesquisador na Universidade Federal da Bahia sobre Tecnologia Assistiva para inclusão educacional de alunos com deficiência.
Profissão Mestre outubro 20l0
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